A gigante do e-commerce chinês, Alibaba, intensificou sua decisão de misturar compras online e offline com a inauguração de três novos supermercados em Pequim e Xangai, como parte de sua estratégia de “varejo novo”.
Dentro desses pontos de venda – chamados de lojas Hema – os clientes podem fazer compras, jantar e encomendar produtos para entrega de seus celulares e usar o Alipay para fazer pagamentos. Os usuários se cadastram para uma assinatura da Hema através de suas contas Taobao ou Alipay.
As lojas se parecem com supermercado de bairro normal, mas com tecnologias de e-commerce, com itens digitalizados mostrando informações do produto e preço. “Nós acreditamos que o futuro do New Retail será uma integração harmoniosa de online e offline, e Hema é um excelente exemplo dessa evolução que está ocorrendo”, disse Daniel Zhang, CEO do Grupo Alibaba. As lojas Hema atualmente são 13, em Xangai, Pequim e Ningbo, e atendem clientes localizados dentro de um raio de 3 quilômetros para garantir prazos de entrega mais curtos. “A integração de supermercados, empresas de serviços alimentares e restaurantes com novas tecnologias e comércio eletrônico formaram o embrião do varejo novo (online-to-off)”, disse Julia Pan, analista da UOB Kay Hian, empresa de consultoria de varejo.
A ideia dos players de comércio eletrônico que se deslocam para lojas físicas na China não é nova. Mais notadamente, a Amazon, nos EUA, comprou por US $ 13,7 bilhões as 600 lojas de supermercado premium Whole Foods, começando a operá-las em setembro passado.
Fontes: Gôndola, The Gardian, eMarketer, HSM.