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20 de junho de 2012
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20 de junho de 2012

Redes de TV e Agências de Publicidade já acompanham o que comentam sobre a programação de TV em suas interações nas Redes Sociais. É o  novo segmento de mercado chamado “televisão social”. Através do Bluefin Signals, da Bluefin Labs, empresas podem acompanhar o que os usuários das redes sociais falam sobre seus programas de TV favoritos e comerciais. O sistema interpreta os posts da audiência em tempo real e identifica com exatidão as reações das pessoas em relação às cenas, personagens ou palavras que vão ao ar. Para isso, a Bluefin Labs acompanha de perto mais de 11 mil programas de 115 redes de televisão norte-americanas, processando 1.389 horas de programação diárias. Por mês, são analisados cerca de 3 bilhões de posts relacionados a esses programas televisivos.

O Bluefin Signals é capaz de distinguir a idade do emissor de um post, por exemplo, a partir da linguagem escrita, como emoticons; além de entender certas expressões, usadas por conta de personagens de séries.
Graças a milhões de comentários online e minutos de televisão por mês, o Bluefin pode traçar em um gráfico a complexa relação dos telespectadores masculinos com a bebida Gatorade. Analisando o gráfico percebe-se que os “comentaristas” do Gatorade não gostam de ficção científica, eles preferem os noticiários, os debates e as entrevistas.

O sistema resolve um problema de mais de 60 anos da TV: como medir o verdadeiro envolvimento dos telespectadores e não apenas a audiência, o que faz com que os orçamentos sejam elaborados de maneira mais eficiente.