16TH GLOBAL E&M OUTLOOK 2015-2019
8 de julho de 2015
A INOVAÇÃO AO SABOR DOS VIESES
8 de julho de 2015

A visão é o sentido mais utilizado pelo ser humano, mas lembrar de detalhes visuais…

O professor da University of California, Los Angeles, Alan Castel e seus colegas solicitaram a mais de 85 alunos para desenhar o logo da Apple de memória. Embora muitos fossem usuários de Macs e iPhones e muitos estivessem razoavelmente confiantes de que poderiam completar a tarefa corretamente, somente um deles conseguiu. Quando os participantes tiveram que escolher o logo correto no meio de uma sequência que incluía versões alteradas, menos de metade escolheu corretamente.

Como isso pode ser, uma vez que os logotipos são projetados para ser simples, memorável e visualmente distinto, e logotipo da Apple está entre o mundo mais reconhecível?

A explicação pode ser que nosso cérebro aprendeu que não é importante lembrar detalhes específicos. Um sistema eficiente de memória não necessita armazenar os detalhes de um logotipo corporativo.