As embalagens estão exercendo um papel cada vez mais importante na estratégia dos produtos. Com evolução tecnológica as embalagens ficaram cada vez mais sofisticadas e passam do papel “vendedora passiva e muda” para “pegar o consumidor pelo braço”. E as apostas são as embalagens inteligentes, que além de eficientes, funcionais e atraentes, devem carregar conteúdo inovador e possuir interface digital. Potencializar as impressões de mídia, que amplifica conteúdo em torno da marca, é um dos principais benefícios da estratégia, segundo Luiz Mastropietro, conceptor da Cubocc, agência responsável pela campanha da Kraft Foods para a marca Chiclets.
As embalagens dos chicletes da Chiclets, ao serem colocadas em frente a uma webcam, tiveram seu conteúdo destravado e liberou “emoticons”. Como o produto é voltado para um público jovem, em sua maioria adolescentes, ávidos por novidades na internet, a repercussão foi melhor do que a esperada. Com isso, a Kraft Foods vai expandir a estratégia para a outra marca de chicletes da empresa, a Tridents.
Engajar os consumidores, porém, não é tarefa simples. Pesquisa da Forrecast Research mostra que, em 2011, apenas 5% dos norte-americanos com smartphone escaneavam os QR codes. O custo da implantação é baixo, menor que um filme de 30 segundos e, por isso, vale a pena, segundo Mastropietro. Outra vertente do mercado são embalagens que estimulam respostas emocionais dos consumidores, chamada de processo límbico. A agência Narita Design usou da estratégia no desenho da embalagem do produto de limpeza Minuano.