EM BUSCA DA GRANDE IDEIA
7 de agosto de 2013
COPA PARA TODOS!
7 de agosto de 2013

“Histórias motivam a agir”. A frase é de Robert McKee, maior especialista mundial em storytelling. E complementa “Histórias com propósito”. Aos poucos as empresas percebendo que a arte de contar histórias é fundamental para o engajamento das pessoas em torno das ideias.

Histórias são envolventes, sedutoras e parte inseparável do desenvolvimento intelectual humano. Para constatar isso, basta vasculhar a memória ou observar: quando o conteúdo é transmitido por meio de uma narrativa, o aprendizado é mais natural e eficiente.

McKee, explica que atualmente o ser humano é bombardeado por informações, que gera uma espécie de paralisia ou repulsa automática. Além disso, informações são questionadas, mas histórias não. As informações servem para dar credibilidade à história. Outro aspecto importante é que a história transmite mais fortemente a sensação de que o narrador estava lá, protagonizando-a.

Existem vários métodos para a criação de narrativas, utilizando diferentes mídias como suporte. Grandes empresas mundialmente reconhecidas vêm incorporando a narração de histórias como ferramenta gerencial, utilizando recursos que incluem as mídias sociais. É uma maneira de se conectar com os diversos atores do seu “ecossistema”: funcionários, clientes, sócios, fornecedores, acionistas, investidores, organismos governamentais e cidadãos. Para passar uma mensagem que apele mais ao emocional que ao racional, elas recorrem ao storytelling, mais precisamente em duas vertentes: comunicar a identidade corporativa e impulsionar um novo tipo de liderança.

Algumas empresas, inclusive, criaram o cargo de “contador de histórias corporativo”, dedicado a captar e compartilhar as histórias institucionais mais importantes. Outras contratam jornalistas para entrevistarem os grandes executivos, e há ainda as que documentam as histórias em forma de livro e as distribuem entre os funcionários. A P&G, por exemplo, contratou diretores de cinema de Hollywood para treinar seus gestores seniores nas técnicas de contar histórias.