PERGUNTAS QUE VALEM BILHÕES
5 de maio de 2010
O FUTURO DOS LIVROS
6 de maio de 2010

           Que cerveja e futebol combinam não há dúvida. Mas qual é o real o impacto do mundial no consumo de cerveja?  Segundo a consultoria britânica BernsteinResearch,  as vendas crescem em todos os países participantes, mas a variação depende do famoso resultado dos times. Brasil e Espanha serão os países mais impactados, com crescimento de 5% em volume no consumo dos brasileiros. Supondo que o mercado tivesse a mesma evolução de 2009 (5,9%), somente a Copa do Mundo seria suficiente para fazer as vendas em volume totalizarem crescimento de 6,2% entre janeiro e dezembro de 2010.

           Por conta dos turistas, os países-sede também têm aumento no consumo. Em 2006, mais de 2 milhões de estrangeiros foram ao Mundial e houve aumento de 0,8% no consumo. Na França, em 1998, o aumento foi de 4,5%. Porém, na África do Sul, os custos de viagem são maiores e a expectativa da organização é de que 350 mil visitantes estejam no país, seis vezes menos que na Alemanha. Ainda assim, a expectativa é de que haja impacto de 1,8%, bem maior que a média da variação anual nos últimos três anos, que é de -0,7%.