FALÊNCIA MÚLTIPLA DE CÓDIGOS ULTRAPASSADOS
2 de maio de 2013
VAMOS DAR AQUELA ESPIADINHA?
2 de maio de 2013

Considerados os consumidores mais importantes do mundo, as crianças estão cada vez mais conscientes da publicidade, tornando-se consumidoras muito exigentes. A faixa demográfica entre 8 e 14 anos é a maior consumidora de meios de comunicação. Segundo Martin Lindstrom, especialista em neuromarketing, as crianças podem consumir 5,6 canais ao mesmo tempo, enquanto um adulto só é capaz de prestar atenção em 1,4 simultaneamente.

Os números comprovam o quanto a galerinha influencia o consumo da família: crianças de 4 a 12 anos influenciam 80% das decisões de compra de sua família e motivam gasto anual em torno de US$ 150 bilhões.  E os números continuam impressionar: US$ 6,9 bilhões anuais são gastos em compras de cosméticos pela faixa etária entre 8 e 14 anos. Cerca de 40% das compras feitas por adultos não teriam acontecido se não tivesse uma criança por perto. No Brasil, o número salta para de 51%.

Em média, uma criança assiste cerca de 55 comerciais por dia. Em partes do Canadá, Noruega e Suécia é proibido direcionar publicidade a crianças menores de 12 anos.  O Brasil, há um projeto de lei nesse sentido tramitando no Congresso.