UM NOVO ECOSSISTEMA
29 de janeiro de 2010
OS CINCO NOVOS MANTRAS DO NOVO ECOSSISTEMA
29 de janeiro de 2010

      A relação dos usuários com produtos, por conta das redes sociais, está mudando. Nos últimos dois anos, houve forte crescimento da cultura do compartilhamento. Segundo a escritora Charlene Li, autora do livro The Groundswell – Fenômenos Sociais nos Negócios, “usar o Groundswell para difundir mensagens sobre as marcas requer ao profissional de marketing uma dinâmica com algumas diferenças em relação ao marketing tradicional. Enquanto o marketing tradicional controla a mensagem que se emite e procura assegurar que ela seja recebida de maneira requerida, no Groundswell os responsáveis pela área de marketing não ditam o caminho a seguir e nem lideram o diálogo”, pontua a autora.

      Para ela, os usuários confiam nas recomendações de amigos e conhecidos e nas avaliações dos produtos. “A maioria das empresas não está capacitada para o Groundswell. Mas há nelas pessoas com conhecimento e habilidades necessárias”, sinaliza Li. As empresas de mídia e tecnologia são as mais ativas no setor, com alto envolvimento com os clientes. Li explica que não é preciso grandes investimentos para ingressar no Groundswell, definido pela escritora como “a tendência das pessoas usarem as tecnologias para conseguir o que querem por meio de outras pessoas”. Ela sugere que as empresas entrem no mundo online e interajam, saibam que haverá erros e que deixem claros os objetivos a serem alcançados, com um plano modesto de crescimento.