Com a era Big Data e das ferramentas de análise preditiva, Peter Hishberg, uma das maiores autoridades no assunto, pontua, que é preciso entender que o conceito de big data faz parte de um ecossistema bem maior do que um conjunto de softwares de análise de dados. Para o especialista “Estamos no início da era da “internet das coisas”. A internet está saindo do mundo virtual, das telas dos PCs, e tornando-se um elemento presente no mundo físico”.
Um dos maiores desafios é traduzir de forma clara e objetiva essa massa de dados, marcados por três características fundamentais: volume, variedade e velocidade. Tão importante quanto a tecnologia é ter pessoas capazes de saber o que fazer com essas informações.
O filme “O Homem que mudou o jogo”, estrelando Brad Pitt é uma amostra de que fazendo a “pergunta” correta aos dados é possível obter resultados incríveis. A história, baseada em fatos reais, conta como um treinador de baseball, em um time com um baixo orçamento, conseguiu montar uma equipe de sucesso.