FORÇA DE TRABALHO
2 de maio de 2013
CLOUD COMPUTING
2 de maio de 2013

Alcançar sucesso com um novo produto dirigido a um tipo diferente de consumidor requer seguir a famosa e atemporal regra do marketing “empresas bem-sucedidas são as que têm profunda compreensão das prioridades de seus clientes e fazem escolhas estratégicas baseadas nessas prioridades”.

Logo, a análise aguçada das forças que atuam no mercado e os caminhos potenciais para novas ações fazem parte da velha sabedoria da atividade. Muitas empresas adotam experimentos, como cientistas, de curto prazo a fim de testar o ambiente para lançamentos mais ambiciosos. Outra dica é concentrar seus esforços em novos produtos pensados para os indecisos. Segundo Jason Green, diretor da The Cambridge Group, “seduzir aqueles que estão insatisfeitos e que não usam a categoria tão frequentemente quanto você gostaria”, é o caminho.

É o caso da Nintendo, que ao lançar o Wii, focou no público que não costumava jogar videogame, lançando um console mais intuitivo e interativo. Com isso, milhões de novos consu­midores entraram para o mercado de videoga­mes, em especial famílias e mulheres. Em 2008, apenas dois anos depois do surgimento do Wii, a Nintendo ven­deu mais de 10 milhões de consoles, superando tanto o Xbox como o Play­station 3, de acordo com pesquisa do NPD Group.