REMANDO CONTRA MARÉ?
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A GALINHA DOS OVOS DE OURO
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Durante a HSM Expomanagement 2013, os especialistas enfatizaram que a marca precisa voltar ao centro da estratégia de marketing. As estatísticas o comprovam: o preço só pesa 9°/o na decisão de compra, enquanto a relação com a marca impacta 70%, segundo Luís Rasquilha, CEO da AYR Worldwide, empresa de pesquisa em tendências de inovação. Quem está mudando é o consumidor, que exige mais da marca que escolhe, tornando o esforço de branding bem maior.

Alguns dados compartilhados no evento comprovam isso: Nos dez primeiros meses de 2013, os consumidores fizeram 102 bilhões de downloads de aplicativos no mundo; cerca de 95% dos compradores de novos produtos e serviços dizem-se insatisfeitos com os equivalentes que usavam até há pouco. Pelo mau atendimento que recebem, 67% abandonam as empresas.

Como desenvolver estratégia e táticas de marketing de modo simples? O biógrafo de Steve Jobs, Walter Isaacson, explicou como o fundador da Apple fez isso: tendo como propósito a beleza, praticando-o em cada detalhe, do produto à embalagem, passando pelo manual do usuário, e colocando-o acima do lucro. A definição de beleza da marca Apple, vale dizer, inclui a noção de simplicidade no funcionamento.

Fonte: Folha de SP, Valor Economico, Management, Exame