VOU DE TÁXI… AÉREO
20 de junho de 2012
CICLO NATURAL
20 de junho de 2012

O especialista em branding e neuromarketing, Martin Lindstrom, não tem dúvida: a intimidade com os clientes é essencial para o sucesso de um produto. “Passo boa parte do tempo vivendo nos lares dos consumidores”, afirma. Tudo começou quando ajudou uma marca de café a vender mais nas Filipinas. A estratégia de associar o café com o período de chuvas parecia perfeita, mas não deu resultado. Foi quando Lindstrom morou em cinco casas diferentes no país para entender os hábitos de consumo local. Logo percebeu que o barulho da chuva nos comerciais era diferente dos vivenciados pelos moradores. Ao propor a mudança nos comerciais, usando o barulho tradicional e familiar, as vendas de café da empresa subiram 19% na temporada seguinte.

Outro exemplo de vivência local foi na China. Uma empresa desenvolveu um controle remoto de design inovador para ser lançado no mercado chinês. Pesquisas indicavam que as famílias chinesas adotam novas tecnologias com facilidade e têm recursos para comprá-las, além de gostar de impressionar amigos e parentes. Porém, nenhum integrante do departamento de marketing tinha vivenciado o dia a dia na China. Com isso, não sabiam que as famílias chinesas costumam “embrulhar” os controles remotos com plástico transparente para protegê-los do pó e, com isso, todos acabam ficando semelhantes. Essa informação era essencial para o sucesso do produto, que acabou cancelado na China e lançado no Norte da Europa, onde obteve enorme sucesso.