O MERCADO DE GAMES NO BRASIL
O sucesso dos smartphones trouxe à reboque um aumento de aplicativos e jogos na vida do consumidor, e jogos como Candy Crush Saga trouxeram novos consumidores que embora gastem pouco ou quase nada, sua predisposição para gastar está aumentando. Este tipo de gasto, chamado de microtransações, representou 43% dos gastos com games no Brasil em 2016 e, com um crescimento médio anual de 13%, deve chegar a US$498 milhões em 2021.
O sucesso em 2016 do Pokemon Go, lançado no Brasil em agosto de 2016, foi outro bom exemplo do grande apelo dos jogos para celular. A fórmula foi explorada com sucesso por outros jogos, como Clash of Clans e Game of War. O Minecraft também está fazendo sucesso, principalmente entre as crianças, que têm criado diversos canais no YouTube para falar sobre o jogo.
Um quadro conhecido são as altas taxas de importação que tornam o preço muito alto e a ocorrência da pirataria e descaminhos tornam-se práticas corriqueiras.
Principais dados da pesquisa para games no Brasil:
Jogos tradicionais (mídias físicas para console e PC) caem a uma média de 2% ao ano, saindo de US$78 milhões em 2016, para US$69 milhões em 2021.