HISTÓRIAS SEMELHANTES
21 de junho de 2010
CANAL DIRETO DE APENAS 140 TOQUES
21 de junho de 2010

      Da música de Roberto Carlos a nova metodologia “Emotion Mining”. Os gestores estão cada vez mais interessados em como desenvolver maneiras de tratar e medir as emoções dos consumidores. Até o chamado \’consumidor racional\’ é sempre influenciado, e não raro conduzido emocionalmente em suas escolhas. 

      Há mais de um método de garimpo de emoções, um deles foi criado pela Emotion Mining Company. A empresa desenvolveu um conjunto de dados baseados na web e de métodos de análise que destacam o papel que as emoções exercem em definir e motivar a experiência do consumidor. Além disso, podem desconstruir as experiências emocionais do consumidor para detectar suas aspirações e necessidades que ficariam de fora dos métodos de pesquisa tradicionais. Um dos métodos de Fahey oferece o percentual de emoções positivas e negativas associadas a qualquer experiência do cliente.

      A metodologia consegue ainda identificar o que os clientes não declaram por meio de perguntas do tipo “Como algo faz você se sentir?”. Desse modo, conseguiu reverter a situação de uma empresa de serviços financeiros, que tinha 70% dos clientes com emoções negativas na compra, expressando sentimentos de insegurança, depressão e raiva. Fahey identificou que era preciso mudar o processo de compra e venda. Toda a equipe de vendas foi treinada e a relação de vendas por vendedor aumentou 15% em dois anos.