UM MUNDO GORDO
10 de março de 2014
INOVAÇÃO SOCIAL
19 de maio de 2014

O Morro da Providência, a mais antiga favela do Rio de Janeiro, localizada no centro da capital fluminense, foi a primeira comunidade da cidade no mundo a sediar um Startup Weekend Favela. O evento ocorreu em abril, em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática (CDI). A escolha do Morro da Providência, foi o teste para que o evento aconteça em locais carentes nos países onde o CDI atua.

O Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores cuja missão é inspirar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades para que suas ideias possam se transformar em negócios capazes de receber investimentos. Mais de 600 empresas foram criadas a partir de ideias que surgiram nos Startup Weekends feitos em mais de 119 países.

A “Plataforma Saúde”, negócio com intuito de disseminar a prevenção de doenças em comunidades carentes, foi a escolhida entre as nove empresas criadas ao longo do fim de semana do evento. Um grupo formado por investidores e empresários experientes deu o veredicto final.

A proposta é realizar 15 exames diferentes e montar uma base de dados online para que a pessoa possa fazer o acompanhamento dos dados. O resultado sai na hora e as pessoas são classificadas em grupos de riscos

O administrador de empresas Luíz Carvalho, 70 anos, foi o responsável por elaborar o conceito do negócio.

Fonte: Folha de SP, Valor Economico, Management, Exame