GIRO GLOBAL
3 de agosto de 2010
CAMINHO DAS ARÁBIAS
3 de agosto de 2010

       6,5 segundos. É o tempo médio gasto de atenção por pessoa em uma propaganda nos meios de comunicação em geral, segundo o levantamento apresentado pela Draftfcb, realizado com cerca de mil consumidores. Ao entender a propaganda, o consumidor pode rejeitar ou aceitar a mensagem enviada e vem reduzindo cada vez mais esse tempo. Nos anos 80, a capacidade de se ater às mensagens era três vezes maior, reflexo do bombardeio de informações que recebemos atualmente. “A questão é que o uso de cada segundo precisa ser mais eficiente que no passado”, explica Michael Fassnach, chefe de estratégia global da Draftfcb.

       O caminho para atingir em cheio os consumidores seria a inovação, segundo Malcolm Hunter, da área de estratégia da Aegis Midia. Ele afirma que as empresas ainda resistem às idéias que saiam do senso comum, já que apenas 10% do volume do orçamento em mídia é dedicado a ações inéditas. O próprio Festival de Cannes em 2010 vive uma “ressaca” de 2009, onde brilharam as campanhas do presidente norte-americano Barack Obama.