UMA OBRA QUE NÃO CONSEGUEM IMITAR
21 de junho de 2010
RECESSÃO NAS IGREJAS
21 de junho de 2010

      De Crossmedia para a era da Transmídia. Esse novo conceito de convergência está sendo utilizado por muitas empresas. Henry Jenkins, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), é o responsável pela criação do termo que retrata a profunda transformação na forma com que as empresas estão adotando a integração das diversas mídias em suas estratégias de negócios, para levar seus produtos e marcas a um número cada vez maior de consumidores. 

      Jenkins, afirma que, antes, as mídias tradicionais pouco ou nada influenciavam umas as outras. Hoje, elas coexistem. A internet permitiu que o consumidor interaja com os múltiplos conteúdos, às vezes até transformando-os.

      Um dos exemplos mais bem-sucedidos de transmídia da história foi o desenvolvido pela empresa The Alchemists, com o popular seriado Heroes.  Ele foi pioneiro ao associar marcas e produtos aos personagens. A montadora Nissan começou seu relacionamento com os heróis patrocinando quadrinhos online com os personagens. Depois a marca passou a fazer parte do enredo do seriado, com um carro se tornando vital para o desenrolar dos episódios.