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A Twitter Inc. assumiu um papel central nas estratégias dos varejistas americanos para as vendas de Natal no ano passado. Isto porque a Best Buy Co., maior rede de lojas de eletrônicos dos Estados Unidos, usou o Twitter nesta temporada de fim de ano, diferente do ano de 2011, quando a varejista comprou anúncios apenas na semana de Ação de Graças. A ação de 2012 tinha oito semanas, promovendo “festas” na rede social, ou seja, blocos de uma hora para grupos de pessoas, tais como mães ou fãs da boa forma, para se reunirem no Twitter e conversarem sobre ideias para presentes.

A mudança ressalta que o Twitter se tornou tão importante junto aos consumidores que não pode mais ser tratado como uma segunda opção nas temporada de fim de ano. Para aproveitar a tendência, o serviço de mensagens curtas está lançando um novo sistema para varejistas que lhes permite direcionar anúncios para usuários do Twitter com base em seus hobbies, ou nas marcas que eles seguem no site.

A Best Buy também comprou anúncios, mostrados a alguns usuários do Twitter, incentivando as pessoas que esperavam as ofertas da “Black Friday”. “Nós sabemos o que funciona e estamos prontos para aplicar muitos recursos no Twitter”, diz Alix Hart, diretora de mídia paga e gratuita da Best Buy Co, que gastou 50% a mais em marketing na rede de microblogs na última temporada de Natal em relação a 2011. Agora, as conversas dos consumidores no Twitter sobre promoções de Natal são mais numerosas e mais rápidas. Durante a semana de Ação de Graças houve cerca de 6,1 milhões de mensagens no Twitter relacionadas à Black Friday, ou seja, cerca de 50% mais que um ano atrás. O Twitter divulgou também que o número de varejistas que compraram anúncios no site de janeiro a novembro do ano passado triplicou em relação a 2011. Porém, alguns varejistas dizem que ainda não sabem como aproveitar o Twitter ao máximo, ou se sua presença no site de fato resulta em compras.

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