Verbetes
A capacidade de transporte de uma rede raramente é suficiente.
O termo bandwidth (largura de banda) é usado com o significado de tamanho da fatia do espectro de rádio disponível para uma transmissão. Atualmente ele é empregado principalmente para descrever a velocidade com que a informação, medida em bits de dados por segundo, pode se deslocar entre diversos computadores. Sendo assim, a largura de banda determina a capacidade de uma rede de fornecer bens e serviços de informação.
Os cabos de fibra ótica -hoje instalados tão rapidamente quanto as máquinas conseguem cavar valas- e a chegada tardia da cavalaria pesada representada pela televisão a cabo estão mudando tudo.
A surpreendente economia proporcionada pelas fibras óticas fez reviver -dessa vez sem tanto alarde- uma versão do antigo slogan da indústria de energia nuclear: algum dia a largura de banda poderia vir a ser “barata demais para medir”. Mas, particularmente para as residências, apesar das conversas a respeito de soluções sem fio, ainda falta percorrer a “última milha” do problema representado pela expansão dos cabos de fibra ótica a consumidores individuais.
A força indomável da alta tecnologia.
A lei de Moore, como passou a ser chamada, governa o ciclo dos produtos mais importantes do Vale do Silício, na Califórnia, tanto no hardware como no software. Sua força implacável fez nascer setores totalmente novos, tais como calculadoras embutidas em relógios digitais, videogames, a Internet, além dos telefones inteligentes, TV digital e sabe-se lá o que mais está por vir.
A lei de Pareto, criada no final do século XIX pelo economista italiano Vilfredo Pareto, defendia que 80% das terras de Itália estavam na posse de 20% de pessoas. O mundo empresarial adoptou rapidamente este princípio, advogando que 80% dos lucros de uma empresa são derivados de 20% dos seus produtos. Ou que 80% dos resultados provém de 20% das pessoas mais competentes. É, por este motivo, que a lei de Pareto é também apelidada de regra 80/20.
BIBLIOGRAFIA
The 80/20 Principie, Richard Koch (Random House, 1998).
Nada de dinheiro fácil.
A lei do preço único diz que nos mercados eficientes as diferenças de preço relativas ao mesmo item tendem a cair para zero. Pensando bem, nos mercados de hoje, muito mais bem informados, esses spreads -ou assimetrias, como preferem os economistas- estão desaparecendo.
Isso é ruim para os profissionais de transações de arbitragem, cuja função, que é agir como intermediários a fim de promover a movimentação dos mercados, está sendo desempenhada cada vez mais por máquinas.
Método de pesquisa de mídia que consiste em classificar o respondente como leitor regular, leitor irregular ou não-leitor, através de respostas e perguntas desacompanhadas de qualquer controle especial e formuladas geralmente em termos vagos: que revistas são lidas, com que freqüência são lidas etc.
O custo elevado da mudança de tecnologia.
Hardware e software são os menores investimentos em tecnologia da informação feitos pelas empresas. Os investimentos realmente importantes são os dados, o tempo e o esforço gastos em aprender a usar os novos sistemas. A ideia de proteger esses investimentos explica por que muitas companhias continuam a usar sistemas de informática obsoletos e ineficientes. O custo da conversão para novas tecnologias e do novo treinamento dos funcionários pesa mais que os benefícios, pelo menos aparentemente. Esse custo extra, multiplicado por milhares de companhias e milhões de usuários, é denominado lock-in.
A tecnologia da informação é especialmente vulnerável porque geralmente envolve sistemas integrados, em que é difícil mudar somente algumas coisas. As grandes empresas de hardware e software em geral gostam do lock-in por ele manter os concorrentes à distância.