9º Congresso Brasileiro de Marketing

Cumprindo determinação estatutária, ao longo de sua existência a associação realizou vários eventos reunindo a comunidade do Marketing e da Gestão de Negócios para debater temas do interesse coletivo. Especialmente, no formato do Congresso Brasileiro de Marketing, explorou temáticas relevantes e pertinentes a cada momento. Infelizmente, os planos de reedição de um novo Congresso ficaram suspensos por conta de todo o contexto complicado que o mundo viveu a partir de 2018. 

Para este novo período de gestão, a ABMN tem em vista trazer de volta esse encontro de toda a comunidade do Marketing e da Gestão de Negócios com temas atuais e desafiadores. Apenas a título de exemplos, entre os mais badalados e impactantes eventos realizados pela ABMN, em 1996 foi realizado o 5º Congresso Brasileiro de Marketing, em que aconteceu uma exposição de casos e palestras debatendo o futuro do marketing em um contexto que começava a ter, cada vez mais, a presença de tecnologias no cotidiano. 

Em 1999, o 6º Congresso Brasileiro de Marketing explorou a importância da cor na comunicação empresarial, em suas diferentes especificidades. Continuando, no 8º Congresso Brasileiro de Marketing, realizado em 2003, a ABMN desenvolveu o tema “Os Desafios da Gestão Empresarial e o Marketing em um Ambiente Competitivo Acirrado e Global”. 

Entre os tópicos debatidos, um dos que mais chamou a atenção dos presentes foi o de “como competir em um país no qual a indústria da pirataria cresce à ordem de 5% do seu PIB”. Agora, passados 20 anos desde aquele evento e, considerando outras realizações do período, a ABMN quer construir um caminho de envolvimento e aproximação de gestores, lideranças, empresários, profissionais liberais e estudantes com as melhores práticas do marketing e do crescimento de negócios, no Brasil.