Evolução da marca

A Associação Brasileira de Marketing foi criada em 4 de novembro de 1971. Começou utilizando simplesmente um logotipo com as letras ABM para, logo depois, passar a aplicar essa logotipia estilizada.

De 1999 até 2012, a logomarca original passou por uma adequação inicial quando a associação decidiu incorporar a expressão “Negócios” como marca fantasia. No entendimento dos gestores, naquela época, havia uma visão distorcida sobre a contribuição do marketing para o desenvolvimento de empresas e do setor público, como sendo algo menor e fantasioso.

Assim, ao passar a se identificar como Associação Brasileira de Marketing & Negócios, a ABMN quis reforçar o expressivo e intensivo elo que existe entre a prática do marketing, em seu mais alto estilo, com a consecução dos negócios e, consequentemente, com o desenvolvimento socioeconômico do país.

Em 1999, foi então adotada a aplicação de uma forma a explicitar o alinhamento entre a marca antiga (sem o N de Negócios) e a nova (assumindo definitivamente essa relação). O design foi da agência Inah de Paula Comunicações. 

Em 2002, como parte do plano de evolução da marca, houve uma reestilização das fontes e a nova concepção ficou mais leve. 

A seguir, exemplos da aplicação das duas logomarcas em eventos da época. 

Passado um tempo em que os gestores da ABMN identificaram a consolidação da associação objetivada entre a aplicação dos melhor princípios e técnicas de marketing com a consecução de negócios, a ABMN assumiu uma simplificação em sua logomarca. Em 2005, passou a utilizar esta configuração gráfica, criada pela Inah de Paula Comunicações, a qual vigorou até 2012. 

Finalmente, chegamos à logomarca atualmente em uso pela ABMN, desde 2012. O estudo e desenvolvimento foi realizado pela agência mineira New360, e contou uma criação alinhada ao conceito de orientação para o futuro, de apontar rumos, de indicar as tendências. De forma resumida, em um mundo com tanta informação é necessário confiar em alguém que mostre a melhor direção, que indique o Norte. 

Como resultado, foi então construída a nova marca da associação:

Guia de Aplicação da Marca

Caso queira conhecer mais detalhes sobre esta versão atual da marca ou até queira fazer o download do Guia de aplicação, clique no botão abaixo para baixar.