História do Prêmio ABMN

Para ser uma referência é preciso se reinventar sempre.

Desde sua criação, a premiação dos melhores casos de Marketing fez parte do calendário da associação. Já chamado de Destaque no Marketing, muitas foram as empresas premiadas desde então, e a relação está publicada aqui neste sítio, sendo divididas entre o período até 1997 e o período posterior, de 1998 até o momento. Na época, as cerimônias se caracterizavam pela entrega da premiação em encontros simples, limitado a poucos convidados, porém bastante representativos para a comunidade do marketing.

Em 1999 — as grandes celebrações

Considerando que havia a necessidade de expandir horizontes na premiação, alcançando mais impacto junto aos públicos de interessa da associação e aqueles interessados em aplicar as melhores práticas do marketing, todo o processo de indicação, seleção e premiação dos casos foi modificado. E as cerimônias cresceram em sua dimensão.

Ao comemorar sua primeira década de existência, em 2009, o novo Prêmio Destaque no Marketing fez história, com mais de 721 cases inscritos, de um total de 110 empresas participantes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Alagoas, além da capital federal Brasília. Nesses anos, mais de 10.000 convidados, entre personalidades, altos executivos, empresários e figuras ilustres, estiveram presentes às solenidades de entrega do Prêmio.

Promovido pela ABMN e patrocinado pelo SBT até 2002, o Prêmio Destaque no Marketing recebeu patrocínio da Rede Bandeirantes de Televisão entre 2003 e 2006 e, a partir de 2007, passou a ser patrocinado pela Rede Record. Contemplou os casos mais bem-sucedidos do mercado empresarial, funcionando como um instrumento de reconhecimento da excelência de companhias e seus profissionais. Para isso, a comissão julgadora do Prêmio é soberana, constituída por membros da diretoria da ABMN, além de profissionais com grande expressão no mundo dos negócios.

O biênio 2010–2011 marcou o início da 2ª década do Prêmio Destaque do Marketing e nestas duas edições realizadas foram analisados, em profundidade, 126 casos inscritos, revelando 55 empresas merecedoras do Prêmio e mais de mil participantes nas solenidades de entrega.

Em 2009, a novidade ficou por conta da categoria Comunicação Integrada, instituída para premiar as empresas que desenvolveram ações integradas de comunicação, recorrendo a múltiplos canais. Com ela, o Prêmio Destaque no Marketing passou a ser dividido em nove categorias, incluindo também Produtos, Serviços, Marketing de Incentivo, Marketing Institucional, Marketing Promocional, Tecnologia da Informação e Internet, Responsabilidade Social Empresarial e Gestão Empresarial.

No ano seguinte, a ABMN inovou mais uma vez, com a criação da categoria Mérito em Marketing & Negócios, valorizando a obtenção de resultados na gestão governamental por meio do planejamento estratégico e situacional, reconhecendo assim ações de desenvolvimento econômico e social na integração entre o Governo e a Iniciativa Privada. 

Por este mecanismo de avaliação, a ABMN concedeu, pela primeira vez, a premiação a três estados brasileiros que apresentaram vigorosa retomada ao aplicarem bem sucedidas práticas de gestão, alcançando assim índices claros de forte crescimento econômico e social: Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Em 2013 — Um novo conceito

Passamos viver um novo tempo nos negócios e, especialmente, no Marketing. A capacidade de adaptação a esse ambiente em constante mudança, que alia a ousadia ao conhecimento para tomadas de decisões mais assertivas, é um traço inequívoco dessa realidade. Nesse novo cenário, privilegiou-se a experimentação e a inovação, unindo ferramentas conhecidas e as novidades digitais.

Por meio de uma avaliação de contexto-conhecimento-relevância, em ação conjunta de sua Diretoria e do Conselho Superior, a ABMN decidiu aplicar o conceito de modernidade e contemporaneidade para a premiação, a partir do que nasceu o Prêmio Marketing Contemporâneo.

Uma premiação que chegou renovada, atualizada e com uma missão muito clara: destacar grandes estratégias das empresas que melhor entenderam esse nosso novo tempo. Que provaram ter visão verdadeiramente inovadora e contemporânea. E que souberam se adaptar aos novos modelos colaborativos e participativos junto aos seus vários públicos de interesse.

Completando, a cada premiação a ABMN também inovou na forma do prêmio (troféu e placas), na maneira de celebrar os casos premiados (estilo de cerimônias) e na indicação de nomes do mundo das artes, da sustentabilidade, dos esportes e das ações sociais como homenageados. clique no vídeo abaixo e assista última premiação, totalmente virtual em respeito aos rigores da pandemia de Covid-19.