Para ser uma referência é preciso se reinventar sempre.
Ao comemorar sua primeira década de existência em 2009, o Prêmio Destaque no Marketing fez história, com mais de 721 cases inscritos, de um total de 110 empresas participantes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Alagoas, além da capital federal Brasília. Nesses anos, mais de 10.000 convidados, entre personalidades, altos executivos, empresários e figuras ilustres, estiveram presentes às solenidades de entrega do Prêmio.

Promovido pela ABMN e patrocinado pelo SBT até 2002, o Prêmio Destaque no Marketing recebeu patrocínio da Rede Bandeirantes de Televisão entre 2003 e 2006 e, a partir de 2007, passou a ser patrocinado pela Rede Record. Contempla os casos mais bem-sucedidos do mercado empresarial, funcionando como um instrumento de reconhecimento da excelência de companhias e seus profissionais. Para isso, a comissão julgadora do Prêmio é soberana, constituída por membros da diretoria da ABMN, profissionais de grande expressão no mundo dos negócios.
O biênio 2010-2011 marca o início da 2ª década do Prêmio Destaque do Marketing e nestas duas edições realizadas foram analisados em profundidade 126 casos inscritos, revelando 55 empresas merecedoras do Prêmio e mais de 1.000 participantes nas solenidades de entrega.
Em 2009, a novidade ficou por conta da categoria Comunicação Integrada, instituída para premiar as empresas que desenvolveram ações integradas de comunicação, fazendo uso de múltiplos canais. Com ela, o Prêmio Destaque no Marketing passou a ser dividido em nove categorias, incluindo também Produtos, Serviços, Marketing de Incentivo, Marketing Institucional, Marketing Promocional, Tecnologia da Informação e Internet, Responsabilidade Social Empresarial e Gestão Empresarial.
No ano seguinte, a ABMN inovou mais uma vez, com a criação da categoria Mérito em Marketing & Negócios, valorizando a obtenção de resultados na gestão governamental por meio do planejamento estratégico e situacional, reconhecendo assim ações de desenvolvimento econômico e social na integração entre o Governo e a Iniciativa Privada. Assim, a entidade concedeu, pela primeira vez, a premiação a três estados que apresentaram vigorosa retomada, com índices claros de forte crescimento econômico e social: Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Em 2013 – Um novo conceito
Vivemos um novo tempo nos negócios e especialmente no Marketing. A capacidade de adaptação a esse ambiente em constante mudança, que alia a ousadia ao conhecimento para tomadas de decisões mais assertivas, é um traço inequívoco dessa realidade. Nesse novo cenário, privilegia-se a experimentação e a inovação, unindo ferramentas conhecidas e as novidades digitais.
E através de uma avaliação de contexto-conhecimento-relevância, o novo Presidente da ABMN, Thomaz Naves, diretor comercial e marketing da Rede Record Rio, traz o conceito de contemporaneidade para a premiação, que passa a se chamar Prêmio Marketing Contemporâneo.
Uma premiação que chega renovada, atualizada e com uma missão muito clara. Destacar grandes estratégias das empresas que melhor entenderam o nosso tempo. Que provaram ter uma visão verdadeiramente contemporânea. E que souberam, se adaptar aos novos modelos colaborativos e participativos do público.
2020 – A mais recente versão
Seis empresas tiveram seus cases selecionados pelo júri do Prêmio Marketing Contemporâneo 2020, promovido pela Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN), entidade presidida por Mauro Madruga, da Unimed. Foram elas Claro, Granado, Ipiranga, Microsoft, Polenghi e TIM. Este ano, por conta da pandemia, a festa de premiação ocorreu de forma virtual, no mês de maio.
O concurso foi patrocinado pela Record TV Rio, R7 e Record News e teve seu júri composto por Alan dos Santos, Alexandre Guerrero, Dudu Godoy, Fernanda Galuzzi, Henrique Vieira, Jued Andari, Márcio Borges, Mauro Madruga, Paulo Fraga, Reynaldo Figueiredo, Thomaz Naves e Valéria Luz.
Aqui está um resumo dos cases premiados.
Microsoft
A clareza de que a Covid-19 traria, além de uma séria crise na saúde, traria uma crise econômica de grande escala levou a Microsoft a mobilizar seu arsenal de ferramentas para desenvolver habilidades digitais, especialmente àqueles à procura de emprego. Linkedin, GitHub e Microsoft são plataformas essenciais para uma capacitação sintonizada com o ambiente digital. Durante a pandemia o Microsoft Teams tornou-se também um recurso valioso para a conexão à distância de múltiplos profissionais e treinamento. Tudo isso disponível àqueles com capacidade de acesso à internet e, também, por meio de Ong’s apoiadas pela Microsoft, que oferecem acesso e aprendizado para quem não tem isso em casa. Recursos tecnológicos para Startups também foram desenvolvidos, como o MIicrosoft Reactor, que estimula e aporta conhecimento para acelerar o crescimento delas. A marca desenvolveu ainda, um programa de desenvolvimento do empreendedorismo feminino: o WE (Women Entrepreneurship).
Granado
Para a Granado, a combinação de ações de pronta resposta, logo no início da pandemia – de cuidar das crianças, com doação de sabonetes e valorização do ato de lavar as mãos – e, na sequência, participar do ato conjunto de várias marcas de sabonete para fortalecer hábitos de higiene para combater a covid-19, foram emblemáticos. E a comemoração dos 150 anos da empresa foi um presente em dose tripla para os cariocas: na reabertura do Bondinho do Pão de Açúcar eles puderam ver parte da história da Granado através de embalagens e rótulos em exposição e viveram a experiência de banheiros imersivos registrando momentos da evolução da empresa; ali mantiveram-se protegidos com álcool 70 ao longo dos trajetos no parque; e para os atletas da Cidade, foi realizada a Corrida Virtual Granado – uma experiência que ofereceu ao participante um kit completo de produtos para os atletas.
TIM
Num momento de alta demanda por conectividade, a TIM manteve todos os recursos e serviços que fizeram uma mudança inevitável na vida de seus clientes, a possibilidade de novas experiências – fazendo home office, home school, home meetings, até home happy hour – com bom desempenho. Ao mesmo tempo, tratou de provocar e levantar o moral das pessoas com sua nova assinatura “TIM: Imagine as Possibilidades”. Este foi o convite feito pela marca para se olhar para o novo. Mas não foi apenas um convite. A parceria TIM – C6 Bank trouxe, além de uma oferta atraente de dois serviços sedutores e essenciais, o exemplo concreto de como se pode “imaginar e correr atrás das possibilidades”. A campanha criada com a cantora IZA combinou coragem, engajamento, liberdade e respeito à diversidade com características presentes no dia-a-dia da TIM, em seus valores e práticas. Um conjunto de ações voltadas aos clientes e à inovação para manter o “olhar para o novo” neste período de dificuldades que valeu o reconhecimento da ABMN.
Claro
As decisões tomadas pela Claro de forma ágil e dirigida, conforme o perfil de seus clientes, mostraram que a capacidade de processamento e análise de dados é um dos pontos fortes da marca. Ao oferecer aos vários grupos de clientes a disponibilização de serviços como: maior volume de dados via bônus, sinal aberto de TV por assinatura – que antes eram fechados–, acesso a aplicativos de música, e-books, outros voltados para orientação sobre cuidados com a saúde entre outros, a Claro confirmou, ao longo do ano passado, o foco em seus clientes, tanto pessoas físicas quanto empresas. Neste momento crítico na história do país e de milhões de pessoas que tiveram suas vidas fortemente alteradas, a Claro trouxe conforto, mais entretenimento e bons motivos para o convívio entre os moradores de milhões de famílias.
Ipiranga
Conexão com os consumidores sempre foi o foco das mensagens e dos recursos que a Ipiranga desenvolve para apoiar seus clientes. E o aplicativo “Abastece Aí” já em uso foi um elemento importante para cuidar dos clientes permitindo o pagamento por meio dele: com distanciamento, sem cartão, sem dinheiro. Para aqueles clientes que estão na estrada – e mantêm o país abastecido – o aplicativo Pro Frota incorporou o programa Saúde na Estrada, protegeu os caminhoneiros com vacinação contra a H1N1 e distribuiu kits de higiene e informações de como aplica-los em suas rotinas. O lançamento de uma nova unidade de negócios de pagamentos digitais acelera agora o processo de inovação na Ipiranga, fortalece o “Abastece Aí” – incluindo agora o Km de Vantagens permitindo cashback em vários serviços e novas soluções a serem desenvolvidas para que o aplicativo resolva várias jornadas dos clientes. A combinação de ações de pronta resposta e campanhas de informação logo no início da pandemia e, no momento em que as vacinas surgem como solução para frear seu avanço, a importância de levar a mensagem de esperança num novo futuro pós-covid-19, tendo seus funcionários como protagonistas, foi mais uma das soluções que levaram a ABMN a selecionar a marca.
Polenghi
Desde o início, a Polenghi esteve atenta ao ambiente e aos impactos que a pandemia poderia provocar, dentro e fora da empresa, com medidas suportadas por seus valores e propósitos. Pausou seus lançamentos programados e cuidou dos 1.500 funcionários com apoio emocional e financeiro, cuidou daqueles atuantes nas operações essenciais doando kits de higiene e alimentou aqueles menos favorecidos com seiscentos mil Polenguinhos – seu principal produto e ícone no segmento – numa parceria com o governo do Estado de São Paulo. À medida que os meses foram passando, os lançamentos foram retomados, porém com novos olhares para o que estava acontecendo e com a comunicação sintonizada com os consumidores. Foi assim que surgiu a ação com o Fondue Cheddar Club do Molho – mostrando novas opções de comidas para “chuchar” –, com os apresentadores do Canal Pipocando que gostaram do produto e passaram a provocar os seguidores com novos desafios. Já com o Frescatino, um produto diferenciado no segmento de queijo fresco, a marca trouxe novas embalagens e imagens que reforçam praticidade, sabor e saúde. Novas combinações de mídias e novos conteúdos mostraram porque esta marca referência no mercado de queijos foi selecionada este ano pela ABMN.