TRANSFORMAR PARA SERVIR: MARKETING ÉTICO E REGULAMENTADO NA SAÚDE (autoria: Queila Fonini)

O marketing, quando orientado por ética, regulação e propósito, pode gerar resultados concretos e promover impacto positivo na sociedade. No setor da saúde, essa premissa torna-se ainda mais relevante — não apenas pelo compromisso com a verdade, mas pelo potencial de ampliar o acesso e fortalecer a relação entre profissionais e pacientes.

Assim, torna-se fundamental que empresas da área venham a trabalhar ao lado de médicos, clínicas e instituições para estruturar estratégias de marketing que respeitem as diretrizes do Conselho Federal de Medicina, valorizem conteúdos educativos e promovam ações consistentes de posicionamento. Um bom exemplo para essa premissa é a Aviah Soluções Empresariais, pela forma como tem atuado nos últimos anos, seguindo essa premissa.

Essa forma de abordagem tem se mostrado efetiva ao gerar aumento no faturamento de clínicas (com crescimentos superiores a 150%, em alguns casos), bem como permitindo alcançar novos públicos (com crescimento de mais de 880% em visibilidade digital para algumas marcas) e, também, ao formar novas lideranças no setor.

Entre os cases que ilustram essa atuação da Aviah está o trabalho realizado junto à Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Paraná (SBD-PR), entre 2022 e 2024, para a qual foi desenvolvido um planejamento de marketing completo e fundamentado em boas práticas regulatórias. Entre as principais ações então desenvolvidas, destacam-se:

a) Campanhas de prevenção ao câncer de pele, uma delas estrelada pela atriz Silvia Pfeifer, campanha essa veiculada em redes sociais, cinemas da rede Cinemark e eventos locais;
b) A campanha “LUTO”, replicada por mais de seis regionais da SBD-PR e pela SBD Nacional, com mais de 200 mil visualizações;
c) Um mascote educativo, utilizado em escolas públicas para a conscientização infantil sobre o câncer de pele e a necessidade de cuidados com o sol;
d) A iniciativa “Com Mais Paixão”, promovida em parceria com ONGs e comunidades carentes, envolvendo atendimento voluntário de dermatologistas associados, e;
e) O lançamento de um podcast com enfoque em saúde multidisciplinar e orientação médica para a população.

Essas iniciativas contribuíram para o fortalecimento da autoridade institucional da SBD-PR, ampliando sua visibilidade e reforçando o papel social da entidade. Durante a tragédia ambiental ocorrida no Rio Grande do Sul, em 2024, essa credibilidade foi fundamental para a mobilização de recursos e parcerias. Mais de 20 resgates com helicópteros foram realizados, um hangar foi abastecido com medicamentos, atendimentos por telemedicina foram articulados e centenas de doações foram recebidas de várias regiões do país e do exterior.

Esse tipo de resultado real e objetivo só é possível quando se estabelece, ao longo do tempo, um histórico de responsabilidade, ética e confiança — valores que orientam todas as práticas necessárias para empresas da área da saúde e que, no caso da Aviah, estão sempre presentes no cotidiano da equipe de colaboradores.

Recentemente, em 2024, com base nesse know-how a Aviah lançou a imersão Soul Brand, viabilizando a formação de trinta novos profissionais em marketing estratégico na saúde. Em 2025, com o lançamento da Soul Brand Pro, a expectativa é a de capacitar pelo menos mais trinta participantes, multiplicando o alcance dessa metodologia baseada em regulação, dados, criatividade e compromisso com o paciente.

O marketing na área da saúde é uma força poderosa e transformadora, muito além da promoção comercial. Ele serve para educar e conscientizar a população sobre saúde, fortalecer a imagem e a capacidade de atendimento de instituições e profissionais, e promover a inovação e acesso a tratamentos emergentes. Em sua essência, o marketing na área da saúde pode atuar com responsabilidade social e ética, conectando a ciência à sociedade, e contribuindo com o bem-estar coletivo ao promover uma sociedade saudável.

Queila Fonini
Fundadora e CEO da Aviah Soluções Empresariais
I Linkedin