Perguntas Frequentes

Encontre respostas claras e objetivas sobre a ABMN, incluindo informações sobre associação, benefícios, eventos e muito mais. Esta seção foi criada para esclarecer suas dúvidas e facilitar o seu envolvimento com a associação de marketing e negócios.

A ABMN é uma entidade sem fins lucrativos, que visa promover o
desenvolvimento e a disseminação de práticas de marketing e gestão de negócios,
contribuindo para o desenvolvimento empresarial no Brasil.

Fundada em 1971, a ABMN tem uma trajetória de legado e longevidade,
construindo pontes entre profissionais bem-sucedidos, estudantes e empresas,
promovendo o pensamento crítico e as melhores decisões. Conheça mais sobre a ABMN
e sua história.

A ABMN tem como principais objetivos fomentar o intercâmbio de
conhecimento, promover eventos técnicos e educacionais, estimular o pensamento crítico,
trabalhar na defesa e reivindicação de direitos de associados, quando necessário
(advocacy), além de ser uma plataforma para networking entre profissionais de marketing
e negócios.

Profissionais, estudantes, empresas e instituições que tenham interesse no
campo do marketing e dos negócios podem se associar à ABMN. Para isso é necessário
preencher um formulário disponível no site oficial da associação e fazer a contribuição
estipulada para seu caso. Os requisitos e benefícios podem variar caso a caso, então é
preciso verificar as informações adequada disponíveis para a sua forma de associação.
Saiba mais em membresia.

Os benefícios podem incluir acesso a eventos exclusivos, descontos em cursos
e treinamentos, oportunidades de networking, além de acesso a recursos e informações
relevantes para profissionais de marketing e negócios. A ABMN oferece acesso privilegiado
a insights valiosos, experiências enriquecedoras e relacionamentos que impulsionam o
crescimento sustentável de pessoas e empresas Saiba mais em membresia

A ABMN realizar eventos pontuais como anuais palestras, workshops,
seminários e conferências relacionados a temas atuais e relevantes para os profissionais
de marketing e negócios. Além disso, anualmente, realiza o Prêmio Marketing
Contemporâneo
, reconhecendo a contribuição exemplar dada pelas empresas com seus mais relevantes casos. Em períodos não fixados, a ABMN realiza o Congresso Brasileiro
de Marketing.

A ABMN oferece oportunidades de aprendizado contínuo por meio de eventos,
cursos e recursos online. Além disso, promove a troca de experiências e conhecimentos
entre os membros, por comitês técnicos específicos, incentivando o crescimento
profissional e networking, muitas vezes também em eventos presenciais.

Através de fóruns de debates e eventos que abordem o tema e na divulgação
das principais ações de nossos parceiros e de empresas públicas e privadas que estejam
realizando projetos sustentáveis. O site da associação tem um espaço específico para isso.

Os eventos da ABMN abrangem uma variedade de temas relevantes para o
cenário atual de marketing e negócios, incluindo inovações, tendências de mercado,
estratégias digitais, entre outros. A ABMN busca estar sempre atualizada em relação às
novas tecnologias e tendências, alinhada à agenda ESG (equilíbrio dos aspectos ambiental,
social e de governança na gestão dos negócios).

A ABMN pode ter iniciativas para promover a inclusão e diversidade em sua
comunidade, como programas específicos, parcerias com organizações externas para
esses temas, e a promoção de discussão e boas práticas. Uma das assessorias técnicas
da presidência da ABMN tem foco exclusivo nesse tema.

A ABMN desempenha um papel ativo na formação e capacitação por meio de
cursos, workshops e outros recursos educacionais. Essas iniciativas visam aprimorar as
habilidades dos profissionais e estudantes, mantendo-os atualizados com as tendências e
mudanças no mercado.

A ABMN pode promover a colaboração entre membros por meio de eventos de
networking, fóruns online, grupos de discussão, comitês temáticos e outras plataformas
que facilitam a troca de ideias, experiências e oportunidades.

No site na sessão Infomarketing e também na sessão Podcasts, pelas suas
mídias sociais, na realização de webinars e em publicações exclusivas, mantendo-os
informados sobre as últimas tendências, estudos de caso e insights relevantes.

Os membros podem ter a oportunidade de se envolver na ABMN, participando
de comitês, grupos de trabalho ou programas de voluntariado, contribuindo para o
crescimento e desenvolvimento da associação.

A ABMN pode estabelecer parcerias estratégicas com empresas, instituições
de ensino e outras organizações para promover iniciativas conjuntas, eventos e projetos
que beneficiem a comunidade de marketing e negócios. Vale lembrar que várias das
empresas mantenedoras da ABMN são multinacionais que participam ativamente da vida
da associação.

Embora não esteja diretamente envolvida na gestão das instituições de ensino,
a ABMN colabora com o setor acadêmico e profissionais de marketing de várias maneiras:
conexão entre profissionais e estudantes, eventos e palestras, desenvolvimento profissional
com apoio de tecnologias digitais, informação e insights, promoção da Ética e da
Responsabilidade Social.

A sede administrativa da ABMN está localizada no Rio de Janeiro. Ao longo de
sua existência, a ABMN chegou a promover muitos eventos presenciais em outros locais,
porém com a disseminação dos recursos tecnológicos que permitem interação a distância,
pode-se dizer que a presença da ABMN se dará nacionalmente a partir dos eventos e
cursos que serão promovidos.

A ABMN oferece suporte às pequenas e médias empresas por meio de
workshops, cursos, consultorias e networking, visando a capacitação em estratégias de
marketing, desenvolvimento de negócios e acesso a novas oportunidades no mercado.
Veja em membresia como uma pequena ou média empresa pode se associar e os
benefícios que terá com essa decisão.

Não. A ABMN não tem em sua área de atuação a prestação de serviços de
consultoria, mentoria ou aconselhamento. Porém, a partir do relacionamento gerado entre
seus associados, é possível que haja a aproximação entre quem precisa de um serviço
especializado e que o oferece, mas sem a interferência da associação.

Sim, basta realizar o cadastro como associado pessoa física disponível no site.
Recomenda-se que o interessado avalie bem os benefícios a que terá direito e as condições
contratuais ali informadas, bem como tome ciência do estatuto social.

Sim, basta realizar o cadastro como associado pessoa jurídica ou como
pessoa física, conforme está disponível no site. Recomenda-se que o interessado avalie
bem os benefícios a que terá direito e as condições contratuais ali informadas, bem como
tome ciência do estatuto social.

Criado pela ABMN e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM),
em 2000, o Código de Ética no Marketing representou um marco significativo no cenário
empresarial brasileiro. Esse código, que estabelece diretrizes claras e princípios éticos para
profissionais de marketing, desempenhou papel fundamental na promoção de práticas
responsáveis e na construção de relacionamentos de confiança com consumidores e outras
partes interessadas. Saiba mais em código de ética.

Os princípios de governança da ABMN incluem transparência, prestação de
contas, equidade e participação dos associados na tomada de decisões, conforme as
determinações estatutárias. Os órgãos de direito da ABMN são sua Diretoria, o Conselho
Superior, o Conselho Fiscal e o Conselho de Ética, além da Assembleia Geral.