Prêmio Marketing Contemporâneo 2023 – “No mundo do marketing, o Brasil está no centro”.
Com novo formato de premiação, em evento realizado no Planetário do Rio de Janeiro, a ABMN – Associação Brasileira de Marketing & Negócios homenageou instituições e personalidades pelo legado e longevidade, considerando sua contribuição ao mundo do marketing e dos negócios.
O Prêmio Marketing Contemporâneo 2023, que neste ano celebrou 50 anos, contou com o patrocínio da Record Rio e do Cap Mania, e teve como tema: “No mundo do marketing, o Brasil está no centro”. O conceito utiliza como referência um novo desenho de mapa-múndi, que tem como proposta inverter a ideia eurocentrista, supostamente difundida pelos mapas tradicionais, que coloca o Brasil em posição periférica no planeta.
Neste ano, ao contrário dos anteriores, a premiação não teve categorias. Ao longo da cerimônia, os homenageados receberam o prêmio levando em conta seu sucesso no marketing e nos negócios, projetando positivamente o Brasil no exterior, ampliando a divulgação e a importância do país no mundo.
Foram reconhecidos pela ABMN as seguintes instituições ou empresas: Ana Couto, Editora Referência, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Janela Publicitária, Madia Business School, Meio & Mensagem, Memória Da Propaganda e TV Globo.
Por seu trabalho e dedicação profissional que também deixam legado, foram reconhecidos os empresários Marcelo de Andrade, Luiz Calainho e Alexandre Accioly. Também foi homenageado José Roberto Marinho, por ter sido parte da equipe que desenvolveu o primeiro planejamento estratégico da ABMN.
A ABMN celebrou ainda seus ex-presidentes, que ao longo dos anos, contribuíram para o direcionamento da associação, fazendo com que a ABMN obtivesse avanços na produção de conhecimento e conteúdos relevantes, na formação de estudantes e no intercâmbio entre profissionais do marketing brasileiro. Para marcar este direcionamento, cada ex-Presidente ganhou um presente especial: uma bússola, símbolo associado à marca da ABMN, com seu sentido de “dar direcionamento”.
Foram homenageados: Thomaz Naves (atual presidente), Mauro Madruga, Dudu Godoy, Júlio Casares, Luiz Lara, Walter Zagari, Fernando Portella, Mario Divo, Felice Maria Foglietti, Jomar Pereira Da Silva, José Eduardo Guinle (in memoriam), Homero Icaza Sanchez (in memorian), Lywal Salles Filho, Kleber Sá Rego, Paulo Manoel Lenz Cesar Protasio e Ruy Flaks Schneider.
Na cerimônia também foram chamados ao palco os novos integrantes da Diretoria, do Conselho Superior e do Conselho Fiscal.