ME TOO
A Unilever detém o segundo maior orçamento de marketing do mundo, após a P & G, que gastou €7.7 bilhões (£ 6,8 bilhões) no ano passado. Também em […]
A Unilever detém o segundo maior orçamento de marketing do mundo, após a P & G, que gastou €7.7 bilhões (£ 6,8 bilhões) no ano passado. Também em 2017, a P&G fez esse mesmo movimento que a Unilever ameaça fazer, deixou de investir US$ 100 milhões nas duas plataformas on-line e não viu impacto negativo nas vendas.
Paul Frampton, ex-chefe de divisão de serviços de marketing da Grã-Bretanha do Grupo Havas, disse que há um desconforto crescente em relação às plataformas digitais entre os profissionais de marketing. “Assim como a campanha MeToo, sente-se que este é um movimento tem ganhado velocidade e a fala de [Keith] Weed (Unilever) significará que outros anunciantes irão aderir”, diz Frampton.
A reação das agências no Reino Unido, de uma forma geral, apoia a posição de exigir maior transparência e capacidade de controle sobre o conteúdo que é exposto nas mídias sociais.
Tamara Gillan, CEO e fundadora da Cherry London saúda a posição da Unilever e diz que gostaria de ver outras marcas de peso se juntando para impulsionar mudanças positivas no mercado, já que governos e as leis têm alcance reduzido sobre este assunto. E ela aponta o caminho para uma solução duradoura: “a combinação de infra-estrutura digital, do machine learning e da IA (inteligência artificial) cada vez mais poderosa, tem o potencial para acelerar o passo dessas mudanças, mas o que é necessário é a motivação para algo que somente a ação colaborativa pode trazer”.
Ian Whittaker e Annick Maas, analistas da Liberum, disseram que as plataformas de publicidade on-line, como Facebook e YouTube, “tiveram mais dificuldades em persuadir os anunciantes de que seu produto oferece um ambiente seguro para a marca”.
“Além disso, dado o número de vídeos carregados, sempre haverá algum vídeo que atravessará a rede, o que provavelmente irá fornecer mais publicidade negativa. Portanto, não vemos esse problema sendo resolvido para as plataformas online “.
E acrescentaram: “É claro que os anunciantes estão se tornando cada vez mais cautelosos com a qualidade da internet e, portanto, é improvável que mudem o dinheiro agressivamente da TV para a Internet, à medida que essas preocupações se acumulam”.
Os analistas da Liberum disseram que o crescente desconforto dos anunciantes sobre a falta de controle de conteúdo das empresas de tecnologia poderia proporcionar uma oportunidade para que os radiodifusores tomassem uma fatia maior do mercado de publicidade em vídeo online.
Michael Moszynski, CEO da London Advertising acredita que “isto é fundamental para manter a confiança do público em mídias sociais e digitais”. Ele lembra que o recente estudo Edelman Trust Barometer apontou um recorde de baixa de confiança nas mídias sociais com 24%, enquanto a mídia tradicional subiu para 61%.
O Google e o Facebook respondem por quase 60% do mercado de internet do Reino Unido, no valor de £ 19,7 bilhões, e acumulam até 90% de todo o dinheiro novo que entra.
E segundo pesquisas, os anunciantes do Reino Unido acreditam que têm pouca opção a não ser gastar com eles (Google e Facebook) para alcançar o público digital. O que ao Google e ao Facebook um imenso poder.
Maiores anunciantes do mundo
1. Procter & Gamble (P & G) US $ 10,5 bilhões
2. Unilever US $ 9.5bn
3. Samsung US $ 9 bilhões
4. Nestlé US $ 9 bilhões
5. L\’Oreal US $ 8.3 bilhões
Fontes: estimativas de agências de mídia