Trade-mark
Marca registrada (de posse exclusiva, reconhecida e válida juridicamente). Marca corporativa.
Marca registrada (de posse exclusiva, reconhecida e válida juridicamente). Marca corporativa.
Mais sinal e menos ruído.
A mídia eletrônica permite que você escolha suas armas. A transmissão aberta em massa (broadcasting) serve para construir uma marca em mercados de massa. A interatividade lida com indivíduos. E entre as duas está a transmissão dirigida (narrowcasting), a ferramenta perfeita para explorar nichos de mercado.
A época pioneira da transmissão dirigida foi o início da televisão a cabo, mas seu verdadeiro lar será a longamente esperada convergência entre a televisão e a Internet. Tecnologias de transmissão de mídia em tempo real pela Web já tornam possível enviar programas de TV para públicos de até 50 mil pessoas a um custo menor que o da TV a cabo por telespectador. Quando se paga para contatar pessoas, vale a pena atingir só aquelas que realmente interessam.
Aquilo que você sabe que não pode prejudicá-lo.
O fluxo livre da informação -transparência, no jargão moderno- é a chave dos mercados eficientes (sem falar em bons governos). A transparência cria confiança; o segredo cria medo. Mesmo no caso de empresas individualmente, o segredo talvez não seja tão importante quanto se imagina. Com a expansão da Internet, um número crescente de empresas está compreendendo as vantagens do intercâmbio de informações com clientes, fornecedores e até mesmo concorrentes, que muitas vezes compensam os custos envolvidos. Os empregadores ainda se preocupam com a possibilidade de os conhecimentos mais valiosos da companhia saírem porta afora todas as noites.
Pesquisa quantitativa baseada em entrevistas com uma amostra grande de pessoas, para medir conhecimentos de marcas (share of mind), hábitos de compra e de uso de produtos e marcas, atitudes em relação a determinadas marcas etc. Usa-se também a forma abreviada U&A, ou., em inglês, AAU.
Economia de Hollywood.
O ator e rapper Will Smith ganha milhões de dólares por filme, não apenas porque tem talento, mas porque a economia da informação dá aos astros e estrelas de Hollywood um imenso poder de barganha. O poder desses astros é uma profecia que se torna realidade: ele atrai grandes plateias, o que atrai patrocinadores, cujo dinheiro produz os filmes, que atraem os que compram entradas para os cinemas.
A mesma dinâmica aplica-se a outros tipos de trabalho com informações, área em que os executivos destacados estão começando a ser tratados como astros e estrelas, com salários equivalentes. Isso está de acordo com uma tendência mais generalizada nos países em desenvolvimento, onde as pessoas que ganham salários mais altos enriquecem mais rapidamente que as que recebem salários menores, ou seja, a desigualdade de renda está aumentando. Isso não é necessariamente mau; pode ser um sinal de uma economia mais volátil e móvel, na qual a receita individual pode variar muito de ano para ano.
Saltos do mercado.
A tecnologia provoca flutuações nos mercados. Todos ouvem mais novidades mais rapidamente e podem tirar proveito dessas notícias mais facilmente. E é exatamente isso que todos fazem. Quando as notícias chegam aos mercados em um momento de desequilíbrio, pode haver um efeito de pêndulo.
A curto prazo a forma encontrada para lidar com essas oscilações foi forçar fusões de bancos com corretoras de valores, visto que os grandes navios enfrentam grandes ondas com mais segurança. Mas a longo prazo essa volatilidade tende a corrigir-se. Quanto mais exagerada for a reação do mercado, maior o número de especuladores que serão atraídos pela possibilidade de realizar grandes lucros. E, quanto maior o volume de dinheiro disponível procurando adivinhar o que vai acontecer no mercado, mais difícil será criar o impulso necessário para dar um salto.