Aliados

Termo de marketing de guerra usado para indicar empresas concorrentes que se unem temporariamente com a finalidade de intensificar forças para lutar contra uma ameaça maior.

AdServer

Peças com poucas e breves imagens, de baixa ou média qualidade, sem nenhuma interação ou engajamento do usuário, permitindo apenas o clique. Geralmente, com baixo custo de produção e não mais do que 30kb de peso.

Adhocracia (adhocracy)

Organização sem estrutura.

As adhocracias vêm sendo usadas há muito tempo por empresas criativas -estúdios de cinema e agências de publicidade, por exemplo- para produzir um fluxo constante de produtos diferenciados. Elas são uma imagem invertida das burocracias que construíram a maior parte das organizações hoje existentes: em vez de regras rígidas, possuem uma coleção de metas co­muns, em constante evolução.

As empresas de software recém-formadas são um exem­plo clássico de adhocracia. Em vez de tarefas e funções fixas, todos fazem tudo que precisa ser feito. As redes de computadores contribuem para a existência da adho­cracia ao permitir que as pessoas troquem informações continuamente e se coordenem de maneira informal.

ACTIVITY BASED COSTING

O método ABC (activity based costing) é uma técnica de contabilidade analítica, nascida no final dos anos 1980. Permite determinar quais os custos indirectos a imputar a um produto ou serviço, consoante o tipo de recursos que consome. Os sistemas tradicionais de contabilidade analítica repartem proporcionalmente os custos indirectos segundo critérios, como o número de horas de trabalho manual, o número de horas por máquina ou a área ocupada por cada centro de custo. No método ABC, os critérios de repartição destes custos diferem consoante o seu tipo de actividade.

BIBLIOGRAFIA
Implementing Activity Based Costing, Robin Cooper e Robert Kaplan (HBS Press, 1992); Comptabilité Analytique et de Gestion, Anne-Marie Reiser (Eska, 1994); Cost & Effect, R. Cooper e R. Kaplan (HBS Press, 1998).

Índice Big Mac (Big Mac index)

Um indicador baseado em informações de rua sobre o valor comparativo das princi­pais moedas do mundo.

Inventado pela revista londrina The Economist, o índice Big Mac utiliza um ícone comestível da globalização como uma espécie de padrão-ouro da nova economia. Ele é baseado no preço do mais popular hambúrguer do McDonald’s, convertido em dólares americanos. Como os métodos de produção do gigante da fast food e suas políticas de preço são padronizados no mundo inteiro, a hipótese operacional é que as diferenças de preço de país para país a cada mês refletem o compor­tamento das moedas locais e sua possível falta de alinhamento com os custos básicos e a eficiência eco­nômica.

APENAS SEIS SEGUNDOS…

 A Giphy é uma empresa de comunicação digital que popularizou o formato .gif de 6 segundos em que fotos ou trechos de filmes ficam em looping quando acionados.  A empresa conta com mais de 300 milhões de usuários por dia e parceria com grandes empresas como Facebook e Twitter onde seus gifs são compartilhados – estima-se que sejam mais de 2 bilhões de gifs/dia.

QUAL É O OBJETIVO DO CMO?

A posição de CMO é uma boa ideia? Ou deveríamos aceitar a realidade de muitas empresas, livrar-se desse título e escolher um termo que reflita que a maioria dos executivos de marketing está realmente fazendo: Comunicações.