Verbetes

AT&T, divisão da

O começo do fim dos monopólios de tele­comunicações e o primeiro passo para a existência de ver­dadeiras redes mundiais de dados.

Em janeiro de 1994, um acordo antitruste foi negocia­do pelo juiz federal Harold Greene, dos EUA, forçan­do aquela que era então a maior companhia do mun­do a se subdividir em sete pequenas telefônicas, as Baby Bells, e a abrir o mercado norte-americano de telefo­nia de longa distância para concorrentes.

A divisão da AT&T reflete uma mudança fundamen­tal na maneira de pensar sobre a natureza das teleco­municações. Companhias telefônicas tradicionais, que usavam cabos de cobre, eram consideradas monopó­lios “naturais”, donas de insuperáveis economias de escala. Mas os avanços tecnológicos transformaram as telecomunicações em um mercado mundial fluen­te e cada vez maior.

Ativos intangíveis (intangible assets)

Coisas de valor que não vão cair em seu pé.

Os ativos intangíveis estão entre os maiores quebra- cabeças da nova economia. Marca, pesquisa, experiên­cia e conhecimento sobre como as coisas devem ser feitas representam uma fatia cada vez maior do valor de uma companhia, mas geralmente não são incluí­dos nos números auditados (aqueles que mostram supostamente qual é tal valor).

Alguns analistas dizem que esse paradoxo explica as surpreendentes altas que algumas bolsas de valores vêm registrando: os mercados estão valorizando ativos que não são captados pela contabilidade convencional. 

Audímetro

Criado na década de 30, inicialmente para as pesquisas. Existem aparelhos mais recentes, com a mesma utilidade, como o tevêmetro, marca registrada de uma agência brasileira, é um aparelho para medição de audiências de programas de rádio e televisão. É composto por um pequeno dispositivo eletrônico que registra em fita, de minuto a minuto, as emissoras sintonizadas, permitindo determinar a audiência de cada programa. Fornece dados objetivos, mas implica uma desvantagem que provoca certa margem de erro: o fato de o aparelho estar ligado não significa. Necessariamente, audiência

BALANCED SCORECARD (THE)

Robert Kaplan, professor de Harvard, é considerado o “pai” do conceito, num artigo escrito, em 1992, para a Harvard Business Review, em co-autoria com David Norton, presidente da consultora Renaissance Strategy Group. Ambos defenderam que as empresas não devem medir, apenas, a sua performance financeira. A complexidade dos negócios obriga os gestores a estarem atentos a vários indicadores em simultâneo (tal como se estivessem no cockpit de um avião). Os quatro principais elementos que devem ser balanceados são: a percepção dos consumidores; a perspectiva interna; a inovação e a aprendizagem; e a abordagem financeira.

BIBLIOGRAFIA
The Balanced Scorecard, R. Kaplan e D. Norton (Harvard Business School Press, 1996).

Benchmarking

Segundo a International Benchmarking Clearinghouse (IBC), o benchmarking é um processo sistemático e contínuo de medida e comparação das práticas de uma organização com as das líderes mundiais, no sentido de obter informações que a possam ajudar a melhorar o seu nível de desempenho. Ou seja, é uma técnica de observação e adaptação das melhores práticas das melhores empresas, que, no entanto, não deve ser confundida com a espionagem industrial ou com a cópia a crítica. A Rank Xerox é considerada a empresa pioneira na aplicação da técnica de benchmarking.

BIBLIOGRAFIA
The Benchmarking Book, Michael Spendolini (Amacom, 1992); Strategic Benchmarking, Gregory Watson (J.Wiley & Sons,1993);Benchmarking for Best Pratices,Christopher Bogan e Michael English (McGraw-Hill, 1994); The Benchmarking Implementation Guide, James Harrington (McGraw-Hill, 1996).

Big Bang

O nascimento dos mercados financeiros globalizados.

O fenômeno, que passou a ser chamado de Big Bang (grande ex­plosão) , também aboliu as restrições existentes no mer­cado interno inglês e liberou a adoção de operações totalmente eletrônicas em seu pregão de mais de 100 anos de idade.

Desde então, a comercialização desregulamentada tornou os mercados mais eficientes, fluentes e popu­lares em todo o mundo. O valor das ações interna­cionais negociadas na Bolsa de Londres totaliza hoje mais de £ 1 trilhão (US$ 1,6 trilhão) por ano.

Bionomia (bionomics)

Economia vista como ecossistema e não como máquina.

A bionomia é uma noção disseminada que abrange uma série de novos conceitos econômicos, inclusive a economia evolutiva e a teoria da complexidade. Pro­posta pelo Bionomics Institute, com sede em San Ra­fael, na Califórnia, EUA, sua ideia central é de que pessoas, empresas e mercados vivem em uma com­plexa rede capaz de se adaptar às circunstâncias na qual os avanços tecnológicos são análogos à evolu­ção biológica.

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